quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tavares da gaita

Taquaritinga do Norte
Um artista viu nascer
Foi o Tavares da gaita
Músico bom pra valer
Quem tem um grande talento
Não sei como descrever

Pois falar deste artista
Acho uma grande missão
Me acho incapacitado
Mas usa a inspiração
Peço que a minha rima
Descreva com exatidão

Pois eu sou um aspirante
No rumo da poesia
Porém sob o papel
Escrevo com euforia
As coisas de meu sertão
Que me dão tanta alegria

Como uma patativa
Que canta no milharal
Tavares tocava gaita
De forma fenomenal
No lugar onde passava
Promovia um festival

Em dez de março nasceu
Este artista de valor
Ano mil e novecentos
Vinte cinco meu senhor
Cidade Taquaritinga
Viveu este cantador

Trabalhou de alfaiate
E também de sapateiro
E na lida aprendeu
Ofício de marceneiro
Porém sua alma tinha
Um artista verdadeiro

Ano de cinquenta e sete
Ele veio assim mora
Cidade de Caruaru
Foi o seu novo lugar
Passou a divulgar arte
E sua gaita tocar

Artista autodidata
Trazia inspiração
Criava seus instrumentos
Com bastante perfeição
Pvc, bambu, cabaça
Matéria pra produção

Seguiu levando cultura
Muita musicalidade
Andando pelo país
Desde sua mocidade
Mostrando a sua arte
Divulgando a cidade

No ano dois mil e quatro
Primeiro cd gravou
Foi o sanfona de boca
Que assim entítulou
Foi o único da carreira
Mais muito belo ficou

Com setenta e nove anos
De idade meu irmão
Foi a data que Tavares
Do cd fez gravação
Sendo muito elogiado
Pela boa produção

Ano de dois mil e seis
De fazer shows parou
Após passar mal no palco
Ele então não voltou
Mas sentiu muita saudade
A doença lhe abalou

Mas porém nunca deixou
De levar o seu legado
Foi amante da cultura
Um artista dedicado
Criativo e completo
Que deu conta do recado

Com oitenta e quatro anos
O Tavares faleceu
Ano de dois mil e nove
Este fato ocorreu
Dia oito de Abril
A poesia pendeu

Seguiu a sua viagem
Pra corte celestial
Com certeza lá no céu
Vai haver um festival
Mais um poeta que parte
Pro mundo espiritual.

Autor: Esperantivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário