quinta-feira, 17 de abril de 2014

CARTILHA DO CORDEL

CARTILHA DO CORDEL

Se você quer aprender
A fazer um bom cordel
Pegue lápis ou caneta
E anote no papel
É bem fácil, meu amigo
E gostoso feito mel

Escreva primeiro, aí
Para não ficar perdido
Que o verso é cada linha
Do cordel que é construído
Cada grupo de versinhos
Por estrofe é conhecido

Agora, vamos dizer
Como as sílabas contamos
É um pouco diferente
Daquilo que estudamos
Contagem gramatical
Nem sempre consideramos

O cordel é exigente
E prima pela estética
Acima foi mencionada
A tal sílaba poética
Pro estilo é requerida
Está em sua genética

Na palavra que encerra
A linha considerada
Apenas até a sílaba
Que nela é tonificada
Deve ser levada em conta
Pra ficar metrificada

Se, portanto, é oxítona
Essa palavra final
Até a última sílaba
A contagem vai, normal
Se ela é paroxítona
Na penúltima é legal

Para a proparoxítona
Antepenúltima conte
Estude essas regrinhas
Amplie seu horizonte
O cordel é bom demais
Da cultura grande fonte

Despreze o que sobrar
Depois da sílaba forte
Da última palavrinha
Faça sem pudor o corte
Assim vai metrificar
Como se pratica esporte

Ainda sobre a contagem
Falar disso é necessário
Um recurso permitido
Nesse estilo literário
É juntar duas palavras
Se ligue no comentário

Se a palavra anterior
Por vogal for terminada
Sendo essa vogal átona
E a seguinte iniciada
Igualmente por vogal
Poderá haver juntada

Atente para o exemplo
Acabei de dar agora
Juntei o "para" mais "o"
A linha ficou sonora
Muito bem metrificada
Sem esforço se decora

Existe outro artifício
Pra metrificar melhor
É transformar os hiatos
Numa construção menor
Eles se tornam ditongos
O POETA sabe de cor

Veja acima um hiato
Em ditongo convertido
Poderia o inverso
Também ter acontecido
Alongar algum ditongo
Deste JEITO comprido

Outro item importante
Para não fugir do tom
A rima, sempre perfeita
Para o texto ficar bom
Isso é regra absoluta
Deve ser igual o som

Muitas vezes, a grafia
Diferente se avaliza
Eu vou dar exemplo aqui
Duvida? Faça a pesquisa
Veja o "Zé" e veja o "esse"
Mas a rima é precisa

Não esqueça que seu texto
Merece ser aplaudido
Se tiver uma sequência
No geral, fizer sentido
Isso é regra de ouro
E deve ser aprendido

Com começo, meio e fim
O cordel tem coesão
Pro poeta receber
Muita congratulação
Mencionada está, portanto
A famosa "oração"

Já tratamos da contagem
Da oração e da rima
Falemos, pois, dos tamanhos
Não vá me sair do clima
Prepare a inspiração
Pra fazer a obra-prima

O verso de sete sílabas
Que aqui tá expressado
É redondilha "maior"
No cordel é muito usado
Redondilha, cinco sílabas
A "menor", pouco aplicado

Os versos que têm dez sílabas
Muito usados no Martelo
São chamados decassílabos
Esse estilo é tão singelo
Os de onze, hendecassílabos
Do Galope, nobre e belo

As estrofes são assim:
A quadra e a quintilha
Tem quatro e cinco versos
Seis terá nossa sextilha
Usada na criação
Desta tão simples cartilha

Sete versos é septilha
Oito versos é oitava
Dez versos contêm a décima
Veja se a cuca não trava
Estudando direitinho
Com letras você se lava

Aqui vai mais uma dica
Sobre o posicionamento
Das rimas pela estrofe
Ponha no apontamento
Isso tem muita valia
Quanto ao embelezamento

Vou falar dos setissílabos
A partir desse instante
Quatro versos, cinco e seis
Sete e oito doravante
Vou falar também de dez
Amigo meu, estudante

Sobre a quadra eu comento
Mas não é mais costumeira
Hoje caiu em desuso
Libera a linha primeira
A rima faz na segunda
E também na derradeira

Há também quem faça rima
Da segunda com a quarta
Da primeira c'a terceira
E da regra não se aparta
A quintilha, de igual modo
Desses esquemas se farta

Na sextilha preciosa
Linhas pares normalmente
São rimadas entre si
Ficam brancos, simplesmente
Os versos um, três e cinco
Sem nenhum equivalente

Porém, são comuns sextilhas
Com versos pares rimando
Nem um "órfão" na estrofe
Elas acabam deixando
Porque ímpares combinam
O mesmo som ecoando

Na Septilha ou sete linhas
O esquema usual
É rimar segundo e quarto
Com o seu verso final
Rima o quinto com sexto
Vai ficar sensacional

Septilha pode sofrer
A pequena alteração
Rima primeiro e terceiro
Mantendo-se a posição
Dos demais, como falado
Pra não ter complicação

Na oitava, faça assim:
Rime os três iniciais
Rime o quarto com oitavo
Quinto e sexto, ademais
Rime com o verso sete
Não vai ser nada demais

Outro jeito é combinar
Os três primeiros, colega
Ao quarto, quinto e oitavo
Outra rima não se nega
No sexto verso e no sétimo
Nova rima se emprega

A mais difundida décima
Possui o seguinte esquema
Rima um com quatro e cinco
Dois com três no seu poema
Rima seis com sete e dez
Oito e nove, sem problema

Se quiser, pode fazer
Rima um com três, enfim
Dois com quatro também rima
Seis com cinco, faça assim
Dez com sete, não confunda
Oito e nove, pronto, fim.

AUTORIA BEL SALVIANO

 E JERSON BRITO
ESPERANTIVO

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