sexta-feira, 14 de março de 2014

História de Zabé da loca.

  Foto captada da internet
História de Zabé da loca


No estado da Paraíba
Município de Monteiro
Mora a Zabé da loca
Mas o nome verdadeiro
Isabel Marques da Silva
No registro por inteiro

Carirí Paraibano
É aquela região
Eles usam apelido
Pra todo o cidadão
Para saber das pessoas
Nome próprio quase não

Ela nasceu em Buíque
Pernambuco e se mudou
Pra terra da Paraíba
Em Monteiro se criou
Casou- se teve filhos
Em uma loca morou

Loca é pequena gruta
Um espaço encontrado
Embaixo de uma grande pedra
Um salão desocupado
Por gente que não tem casa
Pode ser aproveitado

Já foi morada de onças
Quando a mata havia
Índio também habitou
A loca foi moradia
Zabé também morou lá
Quando foi moça e sadia

Fica em uma ladeira
A loca que ela morou
Uma parede de taipa
Com porta Zá colocou
Formando a moradia
Comeu, dormiu, cozinhou

Morou 25 anos
Plantando milho e feijão
Viveu bastante feliz
Aquele era seu chão
Depois o INCRA chegou
Com nova situação

A Josivane Caiano
Sua amiga de infância
Diz Zabé quando morrer
Vai lembrar sem relutância
Dos amigos verdadeiros
Que teve grande importância

Diz Josivane “Nem pense”
de ir pra imensidão
Somos como mãe e filha
Vivemos em comunhão
Nosso lema é a amizade
O amor e a  união

Hoje com oitenta anos
A Zabé foi descoberta
Estava ainda na gruta
Mas tinha a banda certa
Zabé tocava o pífano
Alguém deu o bom alerta

Projeto Dom Helder Câmara
Ligado ao ministério
Desenvolvimento agrário
Levou Zabé a sério
Quando ensaiou o hino
Nacional muito “vério”

Ganhou em dois mil e nove
O prêmio revelação
Da música popular
Brasileira com ação
Zabé ficou bem famosa
Em toda a região

Viajou para Brasília
A Josivane levou
Apresentando a música
De pífano que adotou
Josivane encheu as fichas
No hotel que se hospedou

Esta mulher tão humilde
Que traz imenso talento
Venceu as dificuldades
Tristeza e sofrimento
Fez da música seu refúgio
Do pífano seu acalento





Hoje tem muitos diplomas
Viagens de trabalhar
O prêmio do ministério
Da cultura a ganhar
Criou logo uma escola
Pras crianças ensinar

A aluna Daniele
Somente onze anos tem
Ranielson outro aluno
Aprendeu logo também
Ele é neto de pifeiro
Com boa herança vem

Foi Josivane que fez
O projeto vencedor
Junto com Zabé da loca
Garantiu o seu valor
Criando escola de música
Para o povo sofredor

A escola tem dois anos
Zabé pretende ampliar
Já participa de festas
E evento popular
A vida de muita gente
Começou a melhorar

Antônio Soares Silva
Por seu pito conhecido
Ele ensina percussão
Na banda é inserido
Também não sabia ler
De seu exemplo sabido

Viajou junto a banda
Quando em Brasília chegou
E naquele belo dia
O seu talento mostrou
E Zabé com o seu grupo
Muita gente encantou

Até hoje este grupo
É de uma grande valia
A história de Zabé
Muita gente não sabia
A sua bela história
Me encanta a cada dia




Eu também tenho um sonho
E quero realizar
Ir na casa de Zabé
E poder lhe abraçar
Visitar aquela gruta
E escuta- la tocar

Sentir o gostoso clima
De Monteiro no sertão
Estado da Paraíba
Que chama minha atenção
E ao lado de Zabé
Declamar minha emoção

Josivane sonha ser
Assistente social
Seu pito sonha escrever
Canções de seu musical
E eu abraçar a todos
Num encontro fraternal

Os meus versos tão humildes
Falha a metrificação
Mas porém cada palavra
Saiu de meu coração
Esta pequena homenagem
È fruto da emoção

Quando eu ver esta turma
Vou melhor me informar
Pra saber mais a história
E o cordel melhorar
Mostrando a importância
Desta artista popular

De seu amor pela arte
E de sua vocação
Para mim Zabé da loca
É uma flor do sertão
Que traz paz e alegria
Em sua inspiração

Sua escola foi a vida
E Jesus seu professor
Seu diploma o talento
Seu dilema o amor
O pífano seu companheiro
Que lhe segue onde for



Caros amigos leitores
Perdoem a imperfeição
Se tiver um pé quebrado
Eu faço a correção
Espero esta perfeita
A rima e a  oração

Pois pra falar de Zabé
Escrevi com muito amor
Fiz logo uma pesquisa
Neste tal computador
Mas toda inspiração
Quem me deu foi o Senhor.


Autor: Esperantivo

Arranjo musical: Joan ( Zabumba do mestre Chimba)
Opnião e informação: Joan



Nenhum comentário:

Postar um comentário